Banff, a pérola canadense
25/02/2018 | 0
Banff é um municipio canadense localizando dentro do Parque Nacional de Banff, na Provincia de Alberta no Canada. A geologia do lugar faz parte das Montanhas Rochosas (Rocky Mountains), que é uma importante cordilheira localizada na América do Norte ocidental. Elas possuem mais de 4.800km de extensão, seguindo desde British Columbia, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.
A parte canadense das Rocky Mountains tem grande importância no inverno devido as atividades esportivas de neve, mas é no verão que elas são mais convidativas: nessa época, os lagos originados pelas geleiras formadas nos topos das montanhas ganham tons azul turquesa que causam grande admiração naqueles que passam por ali. Podemos dizer que ficamos extasiados com as paisagens.
Se preparem para uma viagem longa e cansativa, pois a viagem para o Parque Nacional de Banff leva em torno de 10 horas de carro ou ônibus, em 900 km de estrada partindo de Vancouver. Ela foi feita através de excursão por uma agencia local.
Mas podemos dizer que a beleza das paisagens faz o tempo correr e vale todo o esforço.
A paisagem da viagem é deslumbrante, além de toda natureza, ao longo do passeio é comum avistar alces, caribus, veados e até ursos no caminho, e você precisa dirigir com muito cuidado para evitar acidentes caso algum desses bichos resolvam atravessar a rua na frente do seu carro.
As Rockies estão presentes em 4 parques nacionais reconhecidos como patrimônio mundial pela Unesco. O mais famoso deles, este que visitamos – Banff, abriga os tão famosos Lake Louise e Moraine Lake; mas há também os parques de Jasper (o maior entre eles), Kootenay e Yoho. Tem também o impressionante Peyto Lake, de tirar o fôlego!!!
Imaginem o nosso deslumbre ao avistar um lago cor de esmeralda!!! Esse é o Lake Louise, o qual pudemos apreciar essa beleza toda no verão. Mas é importante saber que no inverno e verão as atividades do lugar são bastante diferentes. O verão é o melhor período para ver o lago em sua beleza máxima, fazer trilhas, andar de caiaque, curtir a boa temperatura e tirar sensacionais fotos do lago. Agora no inverno o lago congela, então não dá para vê-lo com essa cor, por exemplo, mas nesse período você pode patinar no gelo ou praticar atividades na neve, como esqui e snowboard no Lake Louise Ski Resort. Lindíssimo lugar!
Já o Moraine Lake, por exemplo, fica lotado a partir de umas 10h da manhã, pois tem uma paisagem envolvente e é de uma beleza sem igual, pois suas águas oscilam entre várias cores verde e azuis, isso porque é alimentado por um glaciar. Existe uma pequena área demarcada, onde turistas e curiosos podem entrar no lago e ver a paisagem. Não dá para escrever em palavras o que sentimos quando avistamos esse pedaço do céu! É realmente incrível a natureza imperando nesse lugar mágico!
Agora para tudo!!! Na nossa opinião Peyto Lake é o lugar mais lindo das Rockies. Tem um mirante panorâmico, que vocês tem fica a uma curta caminhada do estacionamento, no qual nos permite observá-lo do alto e dá uma visão completa do cenário, que é um espetáculo! O lago pode estar mais verde ou azulado a depender das condições climáticas, mas é sempre incrível! Esse lago também é muito famoso no Canadá e, por isso, a dica para quem for visitar o lugar, é a mesma do Moraine Lake: chegar de manhã cedo (antes das 10h) ou no fim da tarde para não encontrar o mirante muito cheio. O acesso ao lago é feito a partir da Icefields Parkway, uma rodovia cênica no Parque Nacional de Banff.
Curiosidades:
Sabem porque as águas tem essa cor estupenda? Ambos os lagos são formados pelo descongelamento das geleiras das montanhas próximas e, durante a passagem dessas águas, a rocha vai se desgastando e seus sedimentos são levados para o fundo do lago. É esse sedimento que dá a cor dos lagos.
E porque a diferença de cor entre a cor dos lagos? Isso se deve à diferença de profundidade dos lagos. A natureza é perfeita né?
Bom gente, não é para menos que as Montanhas Rochosas (Rocky Mountains) são a região mais visitada do Canadá: são lagos, florestas, montanhas e cenários tão lindos que parecem mesmo pinturas, de tão perfeitos e impressionantes.
Uma dica: não deixem de levar casacos, gorros, luvas, e tudo mais para suportar o frio, pois a temperatura média nas montanhas é de 6 °C. No inverno ela cai facilmente até -14 °C e as chuvas são mais comuns.
Se forem para o Canadá e gostam de natureza, não deixem de visitar a natureza perfeita nesse pedaço do paraíso.
Gostou deste post sobre o Canadá? Então não deixe de conferir as nossas outras experiências em Vancouver e Whistler.
Espero que tenham gostado! Beijinhos
Nenhum Comentário