Convento da Penha no ES, porque visitar?

06/05/2023 | 0

Na nossa última ida de carro para Arraial d´Ajuda na Bahia, fizemos um “pit-stop” em Vitória para dormir e acabamos passando um dia todo lá para conhecer um pouquinho da cidade. Como existem muitas coisas para visitar, dentre elas parques, museus, igrejas e muitas lindas praias, tivemos que escolher um lugar que valesse muito a pena para passarmos esse dia, pois além de pouco tempo, estávamos no meio da pandemia, então tivemos que escolher um lugar que estivesse aberto para visitação.

Foi então que, após muitas pesquisas, decidimos conhecer o Convento da Penha.

Por que visitar o convento?

Foram 2 os maiores motivos: o primeiro é que amo igrejas e sempre procuro visitar alguma nos lugares por onde passo, pois na minha opinião são os melhores lugares para se conhecer um pouco da história local. O segundo motivo é que o convento fica num penhasco – de 154 metros de altitude e localização privilegiada a 500 metros do mar. Fiquei babando nas fotos que vi pela internet. Então decisão tomada e nós fomos!

História

Bom, vamos então falar um pouco da história desse lugar incrível! A história do Convento começa em 1558, quando o Frei Pedro Palácios foi encarregado de erguer um pequeno altar para a imagem de Nossa Senhora da Alegria que havia trazido de Portugal. O altar, inicialmente, ficava ao lado da gruta onde o frei morava, aos pés do penhasco onde seria construído o então Convento da Penha.

Após a imagem “sumir” algumas vezes e aparecer no topo do penhasco, fez com que o frei interpretasse aquilo como um sinal para que uma capela fosse construída no alto do penhasco, onde podemos avistar de longe. Foi então que em 1562 foi construída a Capela de São Francisco, a qual mais tarde foi sendo ampliada até se tornar o que é hoje: um Santuário que abrange uma área de 632.226 m2! Impressionante, né?

Como chegar até o Convento

O acesso ao Convento é feito pela Rua Vasco Coutinho, no bairro da Prainha, em Vila Velha.

Para subir até o convento, a gente passa por um portão antigo, construído em 1.774, com detalhes em relevo e podemos subir seja a pé, de carro ou com vans que vão até o estacionamento. O serviço de vans que faz a viagem do portão até o Campinho, no alto da ladeira custa R$ 5 ida e volta, ou R$ 3,50 apenas um trecho – ida ou volta. A bilheteria fica no portão principal.

Além dessa subida, tem a Ladeira da Penitência, que é o caminho principal, pois foi o primeiro a ser construído. Por ser bastante íngreme e feito de pedras irregulares, ele é o preferido dos devotos que vêm pagar alguma promessa à Santa. Como o caminho é em meio a mata Atlântica, as paisagens são exuberantes, então se você tiver disposição, vale a pena seguir por esse caminho. Nós pudemos avistar também alguns macaquinhos no caminho.

No fim da ladeira, seja subindo pela estrada principal ou pela Ladeira da Penitência, fica o “Campinho”, onde foi construído o convento e a igreja, onde nos dias normais funciona o estacionamento. Em dias de festa, como a da Padroeira do Espírito Santo, as Missas principais são celebradas ali, tanto que foi construído um altar fixo no local.

A vista dali é lindíssima, tanto para o convento no meio dos dois coqueiros, quanto para a Terceira Ponte e a cidade de Vitória. Fiquei deslumbrada com aquela vista!!! Só até ali já compensa a ida ao Convento. Bora subir para chegar até a igreja.

Nesse local, tem banheiros, lanchonete, lojinha e é também onde começam os degraus ara a subida até o Convento.

Convento e Igreja

Após subir os mais de 100 degraus em direção ao convento, uma das primeiras salas que a gente encontra é a Sala dos Milagres, onde fotos e objetos são deixados pelos fieis pelas graças concedidas pela Nossa Senhora da Penha.

Ainda lá em cima existe o Museu de Nossa Senhora da Penha com vários objetos do acervo histórico do Convento, um presépio, Capela de São Francisco de Assis e a Capela de Nossa senhora da Penha, onde são celebradas as missas.

Subindo mais um pouco, a gente chega na Igreja.

Infelizmente não pudemos entrar na igreja por conta da pandemia. Como as portas estavam abertas, pudemos ver de longe o altar onde está a imagem original de Nossa Senhora da Penha.

Independente da sua crença ou religião, vale a pena conhecer esse lugar incrível, onde tem um das mais belas vistas da cidade. Dependendo do lugar onde você está, é possível ver as cidades de Vitória e Vila Velha, a Praia da Costa e o Morro do Moreno.

Vista da parte mais alta do Convento

Dá para visitar o convento o ano todo, todos os dias da semana e a entrada é gratuita, então não deixem de colocar esse lugar incrível no seu roteiro. Para quem quiser assistir a missa, precisa ver o horário no site do Convento, já online tem missas todos os dias.

No seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé e esperança, de devoção e coragem e é sem dúvida considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo.

Se gostou deste Post ou de outros e vai viajar, faça sua reserva de hotéis através desse link booking, ou você pode ainda adquirir um chip com internet ilimitada na easysim4u, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog a continuar dando muitas dicas de viagens e inspirando muito amantes de viagens!!!!

Beijinhos

Escrito com carinho por
vivendoavida

Nenhum Comentário


Deixe sua opinião!