Minas Gerais e seus encantos
11/03/2018 | 4
Nosso imenso Brasil é cheio de encantos, cada Estado tem sua peculiaridade, cultura e história. Não temos somente praia e carnaval como somos mundialmente conhecidos, também temos muitas histórias regionais a contar o que torna o nosso país ainda mais interessante.
Bom, nossa viagem ao estado de Minas Gerais começou em Belo Horizonte. No dia em que chegamos fomos direto conhecer o famoso Restaurante Xapuri. Comida típica mineira de primeira, super recomendamos. O ambiente rústico e o fogão à lenha, fazem o charme do lugar. Não deixem de tomar um cafezinho adoçado com rapadura, é delicioso!!
Saindo do restaurante, fomos conhecer a Lagoa da Pampulha, que fica bem pertinho. Gente, a lagoa é gigante, com um espaço incrível de natureza ao redor. Muitas pessoas caminhando ou andando de bicicleta em volta dela.
Lá também encontramos a bela obra de arte que é a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer. Para quem gosta de obras interessantes, essa é uma…… a área externa da Igreja é recoberta de pastilhas de cerâmica em tons de azul claro e branco que formam desenhos abstratos. É um dos mais conhecidos “cartões postais” da cidade.
Terminamos o dia no shopping, quem não gosta? Como toda capital do Brasil, BH tem vários shoppings interessantes.
No dia seguinte fomos conhecer o maravilhoso Instituto Inhotim, que é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Está localizado em Brumadinho, a apenas 60 km de Belo Horizonte.
Como pode um espaço dedicado à arte ser, ao mesmo tempo, um belo jardim botânico??
A espetacular área verde e jardins fazem de Inhotim um lugar único!!!. Certamente uma visita imperdível para quem está passeando pela região de Belo Horizonte, Minas Gerais. Chegar ao Inhotim não é difícil, os preços são acessíveis, os restaurantes são ótimos e você sairá de lá com a certeza de querer voltar muitas vezes. Afinal, a sua grandiosidade não permite uma visita completa em um só dia! São mais de vinte galerias dispostas em uma área verde com mais de 20 km².
No caminho entre as galerias e jardins, obras de arte a céu aberto se juntam a flores, árvores e lagos que desenham o percursos dos visitantes.
Conhecer tudo em um só dia é praticamente impossível, por isso aconselhamos fazem o percurso com o auxílio de carrinhos elétricos que realizam os trechos mais longos (custo de R$ 28 por pessoa/dia). Claro que se pode fazer tudo à pé, mas é bem cansativo, principalmente se tiverem somente um dia.
Na nossa caminhada pelo Instituto encontramos vários bichinhos pela natureza.
Ahhh gente, tirem muitas fotos, tudo é permitido fotografar e rendem fotos sensacionais, afinal, compartilhar arte é sempre uma boa ideia. Sem contar que a maior delas é a natureza maravilhosa que dá um show por lá.
Chegou o dia de conhecer a cidade histórica de Ouro Preto. Localizada a pouco menos de 100 km de BH. Cliquem aqui para conhecer essa bela cidade.
No caminho de volta à BH, paramos na cidade de Congonhas para conhecer o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
Difícil não ficar impressionada ao ver as esculturas em pedra sabão que adornam o adro do Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos. Imponentes diante da igreja, as esculturas retratam os Doze Profetas e são consideradas, pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade.
A obra do Santuário data da segunda metade do século XVIII e é composta pela Igreja do Bom Jesus de Congonhas, as 12 esculturas de Aleijadinho e seis capelas que retratam os Passos da Paixão de Cristo. Dentro das capelas, estão mais de sessenta esculturas em madeira do grande artista barroco que descrevem os momentos finais de Jesus.
Aleijadinho deixou a sua marca em Congonhas e o trabalho é absolutamente emocionante. Ficamos encantadas entre as obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
No dia seguinte tentamos ir ao Mirante das Mangabeiras, localizado ao lado do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador de Minas Gerais, e é considerado área de preservação ambiental, em uma área de aproximadamente 35.400 m2. Com dois decks de madeira instalados, o espaço proporciona aos visitantes, uma linda visão panorâmica da cidade e do Parque das Mangabeiras. O mirante Mangabeiras é um dos melhores locais de Belo Horizonte para aquela foto sensacional do belíssimo horizonte da capital mineira! Sem sombra de dúvidas é uma boa pedida…Ali você entende o por quê do nome da cidade
Infelizmente não pudemos ter esse prazer, pois o local está temporariamente fechado, então tivemos que nos contentar com a vista da Praça do Papa, que embora esteja localizada também nas mangabeiras e não seja considerada bem um mirante, rende uma bela vista da cidade.
Ahhh, logo ali ao lado, tem a Rua do Amendoim. A rua chama-se, na verdade, Professor Otávio Magalhães, e ficou conhecida por uma ilusão de ótica. Quando os motoristas desligam seus automóveis, temos a sensação dos veículos subirem a suave ladeira, ao invés de descê-la. Várias explicações folclóricas tentam explicar o fenômeno, mas na verdade a rua tem uma leve descida o que naturalmente faz o carro andar né!
Fomos então conhecer a Praça da Liberdade, principal praça da cidade com agradável área verde, cercada por museus e prédios históricos. Pela sua localização privilegiada, a Praça da Liberdade se tornou um dos locais mais visitados de Belo Horizonte. Os moradores se apropriaram deste espaço, onde acontecem caminhadas, piqueniques, eventos, música, teatro etc. No seu entorno, foi implantado o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Cada prédio, que antes era utilizado pelas Secretarias de Estado, foi transformado em um espaço cultural aberto à visitação.
E para finalizar nossa aventura por Minas Gerais, fomos conhecer a Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, imponente igreja em estilo neogótico com interior repleto de vitrais e um altar construído em mármore de Carrara, que, de tão belo, dá graça ao ambiente paisagístico e arquitetônico de Belo Horizonte.
A paróquia, tombada pelo governo de Minas Gerais em 2 de junho de 1977, é considerada como o coração de Belo Horizonte. Um lugar especial de fé, devoção e de adoração por ser, também, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua. Além disso, ela tem um valor histórico, artístico e cultural que a torna um espaço de visitação importante para a cidade. O conjunto da igreja é composto pela nave, a capela São Pedro Julião Eymard, a casa paroquial e o alojamento da adoração noturna e foi construída em 1922. Vale a visita.
Então esse foi nosso tour pelas cidades históricas de Minas Gerais. Claro que o mal tempo e a época festiva atrapalharam pouco, e não deixou que conhecêssemos tudo que as cidades têm a oferecer, por isso teremos que voltar mais vezes ao belo estado de Minas Gerais e seus encantos.
Amei o roteiro de Minas Gerais e Ouro Preto! Já coloquei como minha programação para a próxima viagem que já está programada para 29/03. Uhuuuu, muito obrigada pelas dicas e roteiro que irei seguir com certeza!!!
Que legal que gostou! Ficamos felizes em poder inspirar e ajudar as pessoas que assim como nós, amam viajar. Obrigada pela visita. Beijos
Vivian e A vê, que lindo relato da deliciosa Minas Gerais. Trás muitas lembranças gostosas da viagem de formatura do ginásio hahaha faz muito tempo. Acho que passou da hora de reviver toda essa emoção de novo, ainda mais de ler a matéria de vcs. Bjs e parabéns
Olá Paulo, que bom que gostou!! Minas é realmente uma cidade cheia de encantos, merece nossa visita mais vezes! Obrigada pelo elogio e por visitar mais uma vez nosso blog. Bjs