Portugal… de Lisboa ao Porto
25/03/2018 | 2
Nosso ponto de partida nesta aventura maravilhosa foi Lisboa, linda e histórica cidade margeada pelo Rio Tejo que rapidamente desemboca no Oceano Atlântico.
Em Lisboa alugamos um carro e partimos para nossa aventura. Nós sempre utilizamos e recomendamos o site da rentalcars.com, que nos mostra diversas opções com ótimos preços.
É uma fascinante e histórica cidade especialmente para nós brasileiros, pois são as origens do nosso povo.
Nos dois primeiros dias exploramos todo o centro antigo de Lisboa, passando pela Praça Marquês de Pombal com o Parque Eduardo VII logo atrás, aqui vale uma parada para foto, o parque fica num terreno em aclive que favorece lindos clicks.
Esse passeio por Lisboa antiga é tradicional e delicioso por entre as vielas, estreitas ruas e os bondinhos. Vale a pena passar pelo Ascensor da Glória, Praça da Figueira, Elevador de Santa Justina até a cruzar o Arco da Rua Augusta e adentrar na Praça do Comércio, pronto agora é sentar e apreciar a linda vista do Rio Tejo. Se o dia estiver ensolarado melhor ainda, se debruce à margem do rio e apenas admire.
Após esta estratégica paradinha nós seguimos o passeio rumo a parte alta, passando pela Igreja de Madalena e Igreja da Sé, ah o nosso marco zero de São Paulo tem sua matriarca lá em Lisboa… Fomos rumo aos Mirantes tanto o de Nossa Senhora dos Montes como o Miradouro da Graça! Aproveite as melhores vistas do alto de Lisboa. Não há outro lugar igual!
No dia seguinte fomos tomar café da manhã no lugar mais tradicional de Lisboa e comer os tradicionais Pastéis de Belém, que fica na Rua Belém… Gente é maravilhoso! Dali mesmo, a pé, conhecemos o Monumento dos Descobridores, defronte ao Rio Tejo e marco local de onde saíram as caravelas rumo ao Brasil.
Na mesma calçada deste monumento, há a Torre de Belém, antiga e maravilhosa torre medieval que servia de fortaleza da cidade.
No dia deste passeio era uma segunda feira e, infelizmente bem neste dia da semana a visitação interna a Torre está fechada, ficamos chateados pois queríamos muito conhecer o interior deste marco arquitetonico da cidade.
Do outro lado da rua encontra-se o Mosteiro dos Jerônimos, ah aqui vale uma atenção especial na arquitetura riquíssima deste local! É de cair o queixo! Mas também as segundas a visitação está fechada!
É acho que não escolhemos um bom dia para visitar estes locais. Fiquem atentos!
Como já estávamos de carro, fomos almoçar em Cascais, região nobre de Lisboa com praia bonita e gente bonita, então nem preciso dizer que o local é mais do que agradável.
O tempo todo em que estivemos em Portugal ficamos de carro alugado no aeroporto então não conseguirei dar dicas e impressões sobre o transporte publico em Portugal.
Dica: Se forem alugar carro em Portual é imprescidível a PID – Permissão Internacional para Dirigir. Aqui não teve acordo não, assim como em Paris que alugamos o veículo apenas com a CNH brasileira.
Finalizando o tour deste dia, nós passamos também pela Praia do Guincho até chegar no Cabo da Roca, este lugar é o ponto extremo europeu mais próximo das Américas. Tem um farol e da para tirar umas fotos bem bacanas. Leve um agasalho pois venta muitooo por lá.
Gente, vocês gostam daqueles lugares rodeados por natureza e história? Ah Sintra é este tudo isso e muito mais, não é a toa que a cidade é Patrimônio Mundial da Unesco.
Fica dentro de um parque natural Sintra-Cascais, com construções medievais tais como o Castelo dos Mouros e antigos palácios reais como o Palácio da Pena e o Palácio Nacional de Sintra. Paga-se uma pequena taxa para conhecê-los mas todos por estarem em regiões altas, tem uma vista estonteante. O da Pena e o Nacional de Sintra abrigam museus e peças históricas no interior deles.
Não deixe de se perder pelas ruelas e vielas da pequena cidade, e, se prepare para comer o melhor doce da região, os famosos travesseiros da Periquita, feitos de ovos, massa folhada e creme de amêndoas… nossa me deu água na boca só de lembrar! Dica: reserve um dia para passar por aqui e te garanto que será pouco. Nós fizemos tudo isso em um dia e meio.
Subindo em direção ao norte, nós passamos pelas praias da Ericeira e San Isidro, onde tiramos lindas fotos, depois fomos sentido a cidade medieval de Óbidos, nossa próxima parada.
Óbidos é bem conhecida turisticamente em Portugal, fica a 84 km de Lisboa e de carro leva no máximo 1h e meia, ou seja, um bate e volta é super válido.
A vila é temática medieval. Toda cercada por muralhas, com lojinhas e restaurantes por toda a parte, é um local único, realmente muito simpático de atmosfera agradável e lindas vistas.
Não deixe de andar por cima das muralhas mesmo, contornando toda a vila, é dali que você terá as mais belas fotos.
Óbidos é também um ótimo local para comprar souvenirs e para experimentar a famosa “ginginha”, bebida típica local feita de ginja e servida num copinho de chocolate!
Aqui é outro lugar que você deve reservar um dia todo explorando a história local!
Continuando nossa viagem rumo a cidade do Porto, que não é perto de Lisboa, pouco mais de 300km, motivo pelo qual fizemos algumas paradas e pernoites no trajeto… Passamos por Coimbra e paramos para almoçar no famosíssimo Pedro dos Leitões e pedimos um leitão regado ao vinho. Delicioso! Super recomendo! Dica: se for final de semana é melhor reservar antes.
Ainda no caminho de ida ao Porto desviamos no nosso caminho e passamos numa pequena aldeia encravada nas montanhas onde todas as casas e seus respectivos telhados foram construídos de pedra xisto, chamada Piodão. As vistas da estrada que leva até esta bucólica e pacata aldeia são surpreendentes e de tirar o fôlego. O cenário parece de um filme e o turismo muito receptivo.
Almoçamos num daqueles simpáticos e campestres restaurantes… as fotos falam por sí… nem preciso dizer que amamos o lugar!!
Chegamos na cidade do Porto em um lindo final de tarde e fomos direto visitar a Torre dos Clérigos, que é a maior torre de Portugal e seus arredores, um conjunto arquitetônico que merece a visita, também passamos na Igreja da Sé do Porto, catedral que lembra uma fortaleza com traços góticos e por fim na Igreja de Santo Antonio dos Congreados do Porto, esta última em estilo barroco.
Posteriormente descemos para a região da Ribeira, encostada no Rio Douro, essa sim é a parte mais especial do Porto. Aprecie e fotografe muitooo a Ponte Luis I, ande por entre os bares e restaurantes naquela atmosfera boêmia. Gente esse lugar é muito show!
Do outro lado do rio você avista várias caves do famoso vinho do porto. É só escolher e marcar a visita para o dia seguinte. Sugiro agendar a visita no próprio site de cada cave pois cada uma tem seu horário de visitação e degustação.
Uma vez sentado em um dos restaurantes da Ribeira prove o prato mais tradicional da cidade, a francesinha, é uma espécie de sanduíche feito com dois pães de forma grossos, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, presunto e queijo. É levada ao forno até derreter e depois é adicionado o famoso molho quente e um pouco picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do porto. Costuma-se colocar um ovo estrelado por cima e servir com batata frita. É grande viu, sugiro dividir.
Vale a pena uma passadinha pela Avenida dos Aliados para ver as esculturas a céu aberto. Se puder não deixe de conhecer o prédio da estação ferroviária de São Bento que a noite, devido a iluminação, fica mais espetacular ainda. E, por fim, aos sábados eu recomendo um passeio imperdível na Feira de Vandoma na Avenida 25 de Abril.
Gente Portugal é muito histórico e nos surpreendeu positivamente! Além de ter a facilidade da língua que não ocorre em outros países Europeus!
Espero que tenham gostado! Não deixe de ver as nossas outras materias de lindas capitais Européias!
Beijinhos
Adorei esse post, está tudo bem explicadinho e as fotos lindas! Beijos!!
Ficamos felizes que tenha gostado! Obrigada pela visita ao nosso blog Manu. Beijos