3 ótimas dicas de passeios culturais em SP

27/03/2019 | 10

Bom gente, além das diversas atrações que tem na Avenida Paulista, como já falamos em um post exclusivo, São Paulo tem muitas outras opções de passeios que atraem muitos turistas.

Nessa matéria falaremos o que São Paulo tem para oferecer aos turistas no que diz respeito a parte histórica e cultural. São alguns lugares que conhecemos e frequentamos, por isso podemos dar nossas impressões pessoais e inspirar vocês a conhecerem. Logo teremos mais dicas em outras matérias.

Farol Santander

Estávamos bem ansiosas para conhecer o farol e não deixou a desejar! Imaginem que a construção desse prédio foi inspirada no Empire State, o prédio é um dos mais altos do país e um dos cartões postais da cidade. O que antigamente era o prédio onde funcionava a sede do Banco Banespa, hoje é chamado de Farol Santander e é uma ótima atração turística!

Entrar no farol é uma viagem no tempo mostrada através de espaços reconstruídos com a mobília de quando o prédio foi construído, mostrando como funcionava um banco nos anos 40 e 50, é realmente muito bacana. São espaços lindíssimos e muito bem montados.

Além disso, tem uma pista de skate, um loft e um atelier de objetos de sucata proporcionam experiências únicas e fazem a gente usar a imaginação, é simplesmente incrível!!! Tem também duas salas com o Hall de todos os Presidentes que passaram pelo Banespa, muito interessante! Conta também com um grande acervo fixo e com algumas obras em exibição que ficam por tempo limitado, de vários artistas brasileiros. Tudo distribuído nos andares do prédio.

Gente, agora o ponto alto da visitação é o mirante no 26º andar, onde temos uma vista privilegiada de vários pontos da cidade de São Paulo. Se o dia estiver bonito rendem fotos maravilhosas! Tem também um delicioso café
lá em cima, por onde é o acesso ao mirante, que dá para ficar ali contemplando a vista e tomando um cafezinho. Para ir no Farol Santander é só descer na estação São Bento do Metrô, então quanto forem no farol, deem também uma passadinha no mosteiro, vale muito a pena conhecer. Confiram o horário de visitação e de funcionamento no site

Igreja e Mosteiro de São Bento

Esse passeio vocês podem fazer no mesmo dia que forem ao Farol Santander, pois fica bem próximo, mas só fiquem atentos aos horários de ambos para dar certo de “casar” o passeio. O mosteiro é um local histórico e religioso que merece muito ser visitado. Uma construção que se iniciou em 1910 e hoje abriga cerca de 45 monges, tem além do mosteiro, a Faculdade de São Bento, uma biblioteca e a bela Basílica “Abacial de Nossa Senhora da Assunção”.

Gente independente de vocês já conhecerem centenas de igrejas pelo mundo, não deixem de conhecer essa, pois além da beleza, se tiverem a oportunidade, assistam uma missa com o famoso coral de Canto Gregoriano é simplesmente de tirar o fôlego!! O acesso é bem fácil: é só descer na estação São Bento do Metrô e pronto, já sai na frente do mosteiro. Informações sobre os horários das missas acessem o site. Mas se forem para assistir com o canto Gregoriano, cheguem com antecedência, pois as missas costumam lotar.

Estação da Luz

Uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo e fica no Bairro da Luz, próximo ao Bom Retiro (aproveitem para conhecer quando forem às compras por lá). É uma construção de mais de 150 anos, que foi sendo restaurada e ampliada no decorrer dos anos. A estação reflete o momento histórico em que foi construída, evidenciando o poder do café na trajetória de expansão da cidade. Hoje em dia tem também uma ótima atração que é o Expresso Turístico que sai da estação e vai até Paranapiacaba (em breve contaremos um pouco dessa bela cidade que é uma atração turística) e Jundiaí.

Em 2006 foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa na estação, considerado como base da cultura do Brasil. Infelizmente em 21 dezembro de 2015, o museu foi atingido por um incêndio que destruiu dois andares de sua estrutura. Seu acervo, contudo, não se perdeu, por ser virtual, sendo recuperado dos backups. A instituição deve ser reaberta em 2019. Com certeza será ainda mais interessante.

Beco do Batman

Diz a lenda que o beco ganhou fama por causa de um desenho do Batman estampado na parede, então servia como ponto de referência para outros artistas expressarem suas obras. O beco, que atualmente não mais tem um Batman, é um belo espaço para os grafiteiros deixarem sua marca na arte de rua. Alguns artistas já bem renomados no ramo deixaram sua marca por lá! O beco fica nos muros da Vila Madalena, especialmente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, uma região que já não é somente residencial, pois tem muitos bares e restaurantes por perto. Hoje em dia, o lugar está sempre recebendo novos artistas que se juntos aos já renomados, inclusive o Eduardo Kobra tem um belíssimo painel pintado por lá, que mostram a democrática arte do grafite para qualquer um que passar na rua.

Gente é muito legal tirar fotos por lá!! Os ângulos dos grafites nas paredes são infinitos, então a gente que ama fotos pode se acabar nos clicks….rsrs. Os desenhos não se restringem apenas a essa rua e seguem por toda a região. Fiquem atento a todos os muros, neles podem estar nascendo um novo grande nome da arte brasileira. É bem legal e rendem fotos lindas!!

Como chegar: Metrô Clínicas ou SN Sra. De Fátima Sumaré – Linha Verde 2.

Em breve mais dicas da nossa querida São Paulo. Aguardem!

Se gostou deste Post ou de outros e vai viajar, faça sua reserva de hotéis ou carro através desses links (booking, rentalcars), ou você pode ainda adquirir um chip com internet ilimitada na easysim4u, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog a continuar dando muitas dicas de viagens e inspirando muito amantes de viagens!!!!

Caso esteja pensando em comprar de ingressos ou fazer tours guiados dos mais diversos tipos, a nossa melhor recomendação e que sempre utilizamos em nossas viagens é a Viator.

Ahh e não deixem de fazer o seguro viagem com a Mondial Travel que é muito importante!!

Beijinhos

Escrito com carinho por
vivendoavida

10 Comentários

  1. Marcela disse:

    Adorei as dicas! Na próxima visita a São Paulo vou conhecer o beco do Batman, parece ser lindo!

  2. Belas sugestões… esse beco não me sai da cabeça 🙂 Mas também sou grande fã do enorme património cultural de São Paulo. A voltar o quanto antes.. 🙂

  3. Vergonha de dizer que morei 4 anos em SP e não conheço quase nada das atrações indicadas! Bom, na época ainda não existia o Beco do Batman, agora moro tão longe e fico com a mão coçando de vontade de voltar para essa cidade que tem tanto a nos oferecer.

  4. Nossa, o único lugar que fui foi o Beco do Batman! Ainda tem muito de São Paulo para conhecer! 🙂 Ainda bem que é pertinho, já que moro no RIO! Ótimas dicas!

  5. Estava buscando dicas de passeios culturais em São Paulo, pra mostrar para meus amigos espanhois é achei o seu post, vou compartilhar com eles está muito bem escrito.


Deixe sua opinião!