As belas praias de Guarapari

09/04/2019 | 10

Nosso Brasil tem uma imensidão de lugares bonitos né gente? Uma natureza que impera em qualquer destino que a gente escolha para conhecer, sejam praias, cachoeiras, trilhas ou mesmo cidades históricas. Aqui temos isso e muito mais.

Nessa matéria falaremos um pouco da terra capixaba. Nossa única passagem pelo Espírito Santo tinha sido quando fomos para Porto Seguro – BA de carro e paramos para dormir….e é claro que ficamos com gostinho de quero mais.

Nesse carnaval de 2019 realizamos esse desejo de conhecer um pedacinho dessa terra linda. Vamos falar aqui dos lugares que conhecemos e nossas impressões de cada lugar. Vamos ter que voltar um dia, é claro, pois só em Guarapari são mais de 50 praias, acreditam? E são as praias mais bonitas do Espírito Santo!

Bom, primeiro temos que falar da excelente escolha no local e do maravilhoso apartamento que alugamos pelo Airbnb. Como foi nossa primeira experiência em alugar no Airbnb, confesso que estávamos um pouco apreensivas com o que iríamos encontrar. Mas grata foi a surpresa de encontrar um apartamento impecável e anfitriões super dedicados. Super recomendo caso pensem em conhecer Guarapari, por isso deixo aqui o link direto para esse apartamento.

Para quem acompanha nossas matérias sabe que prezamos muito pela localização, pois isso optamos por um lugar numa praia calma e bem próximo ao centro com várias opções de restaurantes. Tá aí um lugar que o ditado “tamanho não é documento” cabe bem viu gente!!!
A Praia das Virtudes, onde está localizado o apartamento, é uma pequena praia, mais para uma enseada que é lindíssima! Não tivemos tempo para desfrutar da praia em si, mas da beleza dela com certeza, estão aí as fotos que não nos deixam mentir.

Como chegamos no sábado à noite, nosso primeiro contato com a cidade de Guarapari foi o centrinho perto de onde estávamos hospedados. Um dos lugares interessantes que conhecemos foi o “beco da fome”. Uma viela com várias opções para comer, desde restaurantes até pizzaria e lanchonete. Se estiverem por perto recomendamos dar uma passadinha por lá.

Agora vamos falar de praias….que terra linda gente!!! Um mar cor de esmeralda que nos encantou profundamente. Como sempre planejamos nossas viagens com antecedência, pesquisando em outros blogs de viagem e juntando as informações de pessoas que já foram e deixam suas dicas, já fomos com um roteiro pré-estabelecido, mas que poderia ter alguma mudança por causa do volume de pessoas e até mesmo por ruas interditadas pelo carnaval.

No nosso primeiro dia de praia fomos para o sul da cidade conhecer as praias dos Padres e Meaípe. Gente, a Praia dos Padres é a mais linda de todas que conhecemos!! Quando a gente chega na rua que dá acesso a entrada para praia, isso mesmo a entrada é por um portãozinho que você não dá nada, nem parece que tem praia. Daí tem um acesso por umas escadas e depois uma rampa que dá acesso ao pequeno pedaço de paraíso. Já da pequena trilha com escadas a gente consegue ter uma noção do que vai encontrar lá embaixo.

Essa praia cheia de castanheiras, onde dão uma deliciosa sombra para contemplar, “abraçada” por paredes de pedra são um visual magnífico! Gente essa praia roubou nosso coração!!! Um delicioso mar calmo em tom verde esmeralda e uma areia branca que nos deixaram apaixonadas. Se estiverem planejando conhecer Guarapari não deixem essa linda praia de fora.

Tem pouca estrutura de barraca de praia, mas o suficiente para não poluir a paisagem e nem fazer sujeira nesse pedaço do paraíso. Ahhh e se forem em temporada e estiverem de carro cheguem cedo, pois a rua de acesso à praia é pequena e estreita, por isso enche logo de carro.

Bom, quando a fome apertou saímos da Praia dos Padres e fomos para a Praia de Meaípe para comer a famosa Moqueca Capixaba. Só de lembrar dá água na boca…hummm!!! Tem vários restaurantes no vilarejo que dá acesso à praia, fora a vista que é deslumbrante. Não deixem de experimentar essa iguaria capixaba, vale cada centavo!

Após o almoço dos deuses, ficamos ali admirando a beleza da Praia de Meaípe. Uma extensa praia com uma areia meio que dourada, com um mar bem calminho. Nessa praia até que tem bastante estrutura para comer e beber, talvez porque seja maior e mais famosa pelos restaurantes, e que também vale muito a visita.

Essas duas praias ficam ao Sul de Guarapari, uma coladinha na outra. O acesso é bem fácil e compensa muito conhecer, mesmo elas sendo mais afastadas.

No dia seguinte fomos em direção às praias dos Adventistas, Três Praias, Praia da Aldeia e Cerca Norte. O acesso à praia é meio tenso, pois é uma rua bem estreita e uma baita ladeira que a gente desce para chegar na praia. Se estiverem de carro e em alta temporada, deixem seu carro no primeiro estacionamento que encontrar e desçam à pé, porque o trânsito para sair da praia é terrível!

Não sei se porque era carnaval, mas Praias dos Adventistas foi uma praia que criamos muita expectativa e que nos deixou um pouco desapontados. Parecia um mar de gente!! A praia apesar de bonita e extensa, tem uma faixa de areia muito curta, então antes do horário do almoço já quase não tinha areia, pois com a maré subindo a praia vai sumindo. Enfim, não ficamos muito tempo por lá por falta de estrutura mesmo, mesmo tendo umas barraquinhas e aluguel de cadeiras e guarda sol, pois a praia ficou pequena…rsrs.

De qualquer forma valeu muito a pena termos ido, pois na Praia dos Adventistas tem uma trilha que dá acesso a outras pequenas e lindas praias, onde o acesso é ou por essa trilha ou através de propriedades particulares. Logo que entramos na praia o acesso a essa trilha fica do lado direito.

A primeira praia que avistamos foi a Praia da Aldeia, uma pequena mas linda praia com águas calmas e areia fofa. Não tem estrutura nenhuma, nem barracas vendendo nada e nem guarda sol e cadeiras, talvez por ser difícil o acesso e serem meio particulares. Por esse motivo somente fomos para conhecer mais esse pedacinho de paraíso.

Continuamos pela trilha e chegamos em mais outra praia no mesmo estilo da Aldeia, sem nenhuma estrutura e com acesso apenas pelas casas ou pela trilha. A Praia do Cerco também é bem pequenina mas igualmente linda.

Bom voltamos através da trilha para atravessamos a praia dos Adventistas, pois do lado esquerdo dela tem o acesso, também por trilhas, para as Três Praias, são outras pequenas praias dividas por pedras enormes e que são igualmente lindas. Também sem estrutura por serem de difícil acesso.

Como disse, não tivemos muita opção para passar o dia, então saímos dessas praias e fomos no caminho de volta e paramos para almoçar na praia mais popular de Guarapari: a Praia do Morro. Essa é bem larga e extensa e com muitas barracas e estrutura para passar o dia. Mas como tudo nessa época, estava bem lotada então não ficamos por ali.

Resolvemos voltar e ir para a entrada da cidade para ver o pôr do sol na Praia Setiba. Ahhh se soubéssemos que essa praia teria uma boa estrutura de praia e esse espetáculo de pôr do sol, teríamos vindo antes, vale a pena passar o dia nessa praia, bem linda também. Mas por outro lado não teríamos conhecidos lugares tão lindos! Então acho que fizemos certo.

A noite fomos no centro perto de onde estávamos hospedados para ver um pouco do carnaval. Gente teve até desfile com fantasias e tudo mais que o carnaval pede….nos divertimos bastante!!

No último dia ficamos com receio de ir para alguma praia longe porque teríamos que sair de Guarapari por volta das 15 horas rumo ao aeroporto para voltar para São Paulo, então optamos por conhecer as praias próximas a nós que poderíamos ir caminhando. Nossa primeira parada foi a Praia das Castanheiras, uma extensa faixa de areia e com bastante estrutura para se acomodar e passar o dia. Demos uma volta pela orla para ver a maravilha daquele mar calmo e lindo, mas como a praia já estava muito cheia resolver voltar um pouquinho e ficar na Praia dos Namorados.

E com certeza foi a melhor opção!!! A Praia dos Namorados é uma deliciosa praia, pequena mas com uma larga faixa de areia, o que nos possibilitou alugar umas cadeiras e guarda sol e passar deliciosas horas por ali. Tem uma excelente estrutura de restaurante e lanchonete que vem servir a gente na areia, era tudo que precisávamos!!!

Sem contar que a Praia dos Namorados é rodeada por grandes pedras, o que além de deixar o visual lindo, deixa o mar bem calmo e fica como se fosse uma grande piscina!! Então podemos dizer que fechamos nossa viagem com chave de ouro!!

Com certeza Guarapari vai deixar saudades e é um destino que voltaremos para explorar mais, se possível fora de alta temporada ou feriados para que possamos curtir todos esses pedaços de paraíso que tem escondidos por lá! Um destino que super recomendamos.

Se gostou deste Post ou de outros e vai viajar, faça sua reserva de hotéis ou carro através desses links (booking, rentalcars), ou você pode ainda adquirir um chip com internet ilimitada na easysim4u, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog a continuar dando muitas dicas de viagens e inspirando muito amantes de viagens!!!!

Caso esteja pensando em comprar de ingressos ou fazer tours guiados dos mais diversos tipos, a nossa melhor recomendação e que sempre utilizamos em nossas viagens é a Viator.

Ahh e não deixem de fazer o seguro viagem com a Mondial Travel que é muito importante!!

Beijinhos

Escrito com carinho por
vivendoavida

10 Comentários

  1. Daniela Cascardo disse:

    De todas, do conheci à Praia de Meaípe! Agora já quero conhecer todas kkkkk

  2. Já fui em Garapari mas não lembro dessas praias todas! Acho que vou ter que voltar para visitá-las novamente! kkkkk E essa Moqueca Capixaba deu água na boca! Hummmm! 🙂

  3. Airbnb pode ser uma alternativa interessante, dependendo dos preços do hotéis. Sempre pesquiso. E ainda bem que tiveram uma boa experiência. As praias de Guarapari são mesmo belíssimas. E a moqueca? Cara ótima!

    • vivendoavida disse:

      Olá Ana! Nem fala, ficamos muito felizes que deu tudo certo com o AIRBNB, foi ótimo! As praias são mesmo lindas….ahhh e a moqueca dá água na boca só de lembrar!

  4. Lulu Freitas disse:

    Adorei a dica de praias em Guarapari, cada uma mais linda que a outra. A Praia dos Namorados me pareceu a mais bonita… Achei legal o “beco da forme” rsrs Super criativo o nome e certamente daria um pulinho ali.

  5. Eu amo a cidade e as praias de Guarapari! Não consegui conhecer tantas pq fui bem rapidinho, mas minhas favoritas não estão na lista: praia da areia preta e Bacutia =)


Deixe sua opinião!