Brotas, Ecoparque Cassorova

05/01/2019 | 0

O Ecoparque Cassorova fica a aproximadamente 27 km do centro de Brotas (vejam também nossa matéria da cidade de Brotas). O acesso é pelo famoso “Circuito das Cachoeiras” no bairro Patrimônio. Uma parte é asfaltada e outra é de terra, mas fiquem tranquilos que mesmo sendo de cascalho e terra é bem fácil o acesso.

A gente já começa a se maravilhar pelo caminho, com tanta natureza em volta. Mas nossa maior emoção foi quando chegamos, pois já na recepção a gente consegue ver uma parte da estrutura do arvorismo e da enorme estrutura do lugar e o quanto de área verde tem por lá. É lindo demais!

Assim que chegamos fomos para a parte do arvorismo. Eu não fui, mas meu filho e nora foram e adoraram a experiência. É um circuito muito interessante e demora, depende da pessoa, por volta de 40 minutos. Tudo acompanhado e orientado por monitores e com muita segurança.

Depois do arvorismo fomos para a trilha que leva a Cachoeira Cassorova, que estávamos ansiosos para conhecer pela fama que ela tem. Na verdade a primeira parte da cachoeira que a gente conhece é a vista de cima, no canion. É um acesso em linha reta bem tranquilo que leva a gente até uma ponte suspensa…..gente a vista é simplesmente maravilhosa!!!! Tanto olhando para a cachoeira quanto olhando para a fantástica vista da floresta…já me apaixonei aí!!!

Atravessamos a ponte suspensa e fomos para o outra lado, tipo ficamos “em cima da cachoeira”…..não consigo explicar em palavras, mas acho que vendo as fotos dá para ter uma ideia do que estávamos vivenciando. Sem palavras para tanta beleza!!!

Vista da ponte suspensa de “cima” da cachoeira

Saindo do topo fomos rumo a trilha que nos levou para a parte intermediária da Cachoeira. A trilha é bem sinalizada, pavimentada e com corrimão, tanto nas descidas quanto nas escadas. O total da trilha até o pé da cachoeira é de 200 metros.

Depois de alguns minutos chegamos numa bifurcação, onde descendo a gente chega no pé da cachoeria onde estão as piscinas naturais e subindo é onde tem um deck de observação que nos dá uma vista linda da Cachoeira em um momento único de contemplação da natureza. Fomos primeiramente no deck.

Chegando no deck podemos ver as pessoas tomando banho de cachoeira. Gente, mas não é um banho de cachoeira qualquer, é um banho de “lavar a alma”…..isso porque tem uma estrutura que passa por trás dela. Para ir temos que colocar capacete de segurança no caso de alguma queda, pois é um pouco escorregadio, mas muito seguro. A gente literalmente “lavou a alma” mesmo…..que delícia de banho de cachoeira!!!! Ficamos deslumbrados de verdade com esse contato direto com a natureza. Olha queridos viajantes, realmente não é a toa que a Cachoeira Cassorova foi eleita uma das mais bonitas de Brotas pelo Guia Quatro Rodas 2018, ela é muito imponente!

Bom, depois desse banho que nos refrescou e deu mais ânimo ainda para conhecer o restante, descemos a segunda parte para chegar no pé da cachoeira e nas piscinas naturais.

Gente, podemos falar que essa é a mais imponente de todas!!! São 60 metros de queda d’água!! É nessa cachoeira que é feito o esporte canionismo. No pé dela podemos entrar na água que forma uma deliciosa piscina natural. Simplesmente apaixonados com a natureza que esse lugar nos mostra….vocês não podem deixar de conhecer esse lugar quando forem para Brotas, é surreal de lindo!

Cachoeira Cassorova

Depois desse deslumbre todo, voltamos para comer alguma coisa e descansarmos um pouco antes da próxima caminha rumo a Cachoeira dos Quatis. Tem um restaurante estilo self service que se paga um valor e come a vontade. Disseram que é muito bom, mas dessa vez optamos por comer umas porções na lanchonete porque tínhamos horário marcado para ir na tirolesa. As porções são ótimas!

Lanchonete

Chegamos na tirolesa….mas de novo só fui tirar fotos, pois tenho muito medo de altura e não consegui ir na tirolesa….kkk, uma pena porque até fiquei com vontade, mas não deu para vencer meu medo. Meu marido, filho e nora foram e voltaram deslumbrados com a vista espetacular que o passeio proporciona!!! São duas tirolesas panorâmicas, uma com 110 metros de altura, que é mais tranquila onde dá para observar um cenário lindo. Depois dessa primeira parte, por aproximadamente 1 km, o trajeto sobrevoa o Vale Cassorova. A saída para essa aventura é de cima da cachoeira, lá onde tem a ponte suspensa, então imaginem a vista!!!! Simplesmente incrível só de olhar!!!

Bom, depois foi a hora de encararmos os 1500 metros de trilha para conhecer a Cachoeira dos Quatis. Os primeiros 600 metros são bem suaves pois são em linha reta. Agora o melhor é que, no meio do caminho, a gente é abençoado com o Mirante Alto da Serra, que dá uma vista privilegiada do vale….dá para ficar horas ali só admirando a natureza….sensacional!!!!

Gente, agora os próximos 900 metros são tranquilos para descer, mas para subir….só por Deus….pensei que não ia conseguir!!! Mas quem manda ser sedentária né? Só quem não se aventurou nessa trilha foi minha mãe, ela não aguentaria a subida, mas meu marido, filho e nora subiram tranquilamente.

Início dos próximos 900 metros em declive

Mas vamos voltar a falar da descida….parece que não acaba nunca…kkk…..vocês não imaginam a minha felicidade quando comecei a escutar o barulho da água!!! Mas confesso que quando a gente chega e vê uma belíssima cachoeira com 46 metros de queda d’água, nem pensa mais em como será a volta, poque a gente fica tão encantado com a imensidão da natureza que fica ali só olhando aquela maravilha. O mais legal é poder tomar um refrescante banho de cachoeira, que é uma excelente hidromassagem natural né gente…kkk!!

Agora a volta foi tensa para mim, como sou sedentária tive um pouco de dificuldade pois são 900 metros de subida e escada. Mas fui devagar e consegui!!! Fiquei muito feliz porque me superei! Aconselho a todos que forem, a ir com tênis, papete ou sapato próprio para trilhas, pois é um pouco escorregadio e para entrar na água também dá mais conforto e segurança.

Depois dessa aventura toda, nada como relaxar na área da piscina que a estrutura oferece e foi onde terminamos a nossa maravilhosa aventura pelo Ecoparque Cassorova. Foi um dia incrível!! Muita aventura, adrenalina e superação…..sem falar na contemplação da maravilhosa natureza que tem nesse lugar. Super recomendamos para quem for conhecer Brotas.

Área da piscina

Dos esportes de aventura tem também o canionismo para quem curte muita aventura e adrenalina, pois a atividade exige alguma habilidade para andar sobre as pedras dos rios, um piso bastante liso e irregular, e também não ter medo de altura para descer ao pé das cachoeiras. Adoro ver as pessoas fazendo, mas meu medo de altura não permite que eu me aventure…rsrs.

Tanto as refeições quanto as atividades de arvorismo, canionismo e tirorela, tem um custo adicional ao valor do “day use” (que dá acesso as cachoeiras, decks e piscinas naturais). Para saber os valores de cada atividade, é só acessar o site Ecoparque Cassorova que tem tudo bem explicadinho.

Se gostou deste Post ou de outros e vai viajar, faça sua reserva de hotéis ou carro através desses links (booking, easysim4u, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog a continuar dando muitas dicas de viagens e inspirando muito amantes de viagens!!!!

Ahh e não deixem de fazer o seguro viagem com a Mondial Travel que é muito importante!!

Beijinhos

Escrito com carinho por
vivendoavida

Nenhum Comentário


Deixe sua opinião!