Fortaleza, praia e gastronomia

18/07/2018 | 8

Como falar de tantos lugares maravilhosos, tanta história, e não falar do nosso lindo país, de uma natureza incrível!!! Nosso Brasil é rico de lugares belíssimos!!! Fortaleza é um desses lugares, a capital brasileira que nós mais visitamos e quem tem belíssimas praias e muitos atrativos. Contando as vezes que já fomos, passam de seis…isso mesmo seis vezes!!!

Bom, vamos falar de Fortaleza como um todo, baseado nas várias experiências que tivemos. É considerada uma das maiores capitais brasileiras, a capital do Ceará no Nordeste brasileiro, está entre as dez mais populosas, e tem vários atrativos de uma cidade grande, como belezas naturais, cultura, música, diversão e uma culinária simplesmente maravilhosa.

O clima do Nordeste é bom o ano todo, então é um lugar para ser visitado em qualquer estação. Já saímos de SP com 10 graus de temperatura e chegamos em Fortaleza com deliciosos 30 graus de temperatura. Um destino muito recomendado para quem que fugir do frio do Sul e Sudeste.

Na orla urbana tem as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e do Futuro, e da Ponte dos Ingleses, que no final da tarde é um passeio delicioso. Tem muitos belos edifícios altos e um calçadão animadíssimo, onde as pessoas saem para caminhar a qualquer hora do dia, bem como andar de bike e patins. Além dessas atrações, no final do calçadão tem a enorme feira de artesanato que fica na Av Beira Mar. Lá podemos encontrar além de artesanatos, castanhas fresquinhas, pimentas de vários tipos e produtos regionais.

Também na Av Beira Mar, tem uma sorveteria incrível que super recomendamos chamada 50 sabores, isso mesmo, são 50 sabores das mais variadas frutas típicas dentre outros sabores exóticos.

As praias de Iracema, Meireles e Mucuripe não são boas para banho, pois são muito urbanas, apesar de ter várias barracas de praia e muitos restaurantes na deliciosa orla. Nós gostamos dessa área para se hospedar, pois fica numa região central com fácil acesso às praias e ao centro. No site do booking.com encontramos várias opções de hotel ou apartamentos nessa área.

Bares e restaurantes na orla da Av Beira Mar

Já na praia do Futuro, que é a praia de mais procurada da cidade, podemos encontrar as famosas megabarracas de praia, que são enormes e muito estruturadas, com piscina, wi-fi e até playground. O difícil é escolher uma delas, pois é para passar o dia todo aproveitando esse conforto na beira da praia. No nosso caso, acabamos sempre ficando na “Croco Beach”, que na nossa opinião é a mais bem estruturada. Para as crianças é diversão garantida pois tem uma piscina enormeee e lindíssima. 

Não deixem de experimentar os famosos caranguejos e se deliciarem com essa tão famosa iguaria cearense. Uma dica: experimentem curtir uma noite de quinta em uma dessas barracas, banhadas a forró, caranguejo e muito calor humano!!! Recomendamos a barraca do “Chico do Caranguejo”, que oferece uma ótima estrutura também e como o próprio nome diz, deliciosos caranguejos.

Algumas praias que são muito procuradas também, ficam um pouco distante da cidade, então a melhor opção seria alugar um carro para poder fazer os passeios com mais liberdade, pois as estradas são boas e bem sinalizadas. Só uma dica importante: respeitem a velocidade máxima permitida pois tem muitos radares pelas estradas. Mas para quem não dirige ou não quer essa responsabilidade, tem várias opções de transporte público ou empresas que oferecem passeios para essas praias. Inclusive na Avenida Beira Mar é possível fechar vários passeios, a oferta de passeios é enorme.

Por ser a mais próxima, a Praia do Cumbuco é uma das praias mais procuradas pelos turistas, pois fica nos arredores de Fortaleza, a cerca de 25 km da capital. A praia é uma antiga vila de pescadores, e pertence ao município de Caucaia, região metropolitana da capital. Além de ser uma bela praia, lá encontramos passeios de buggy,  à cavalo, jangada e quadriciclo. O passeio de quadriciclo dura em média 30 minutos e o próprio turista é o piloto e foi esse que nós fizemos. Super recomendamos, pois ficamos à vontade e passa em lugares lindos. Fizemos também o passeio de buggy pelas dunas, que pára em um “esqui-bunda” muito divertido. As barracas de praia são bem estruturadas, portanto dá para ir e passar o dia que dá para se divertir muito.

“esqui-bunda”

Passeio de buggy nas dunas

Praia de Cumbuco

Praia de Cumbuco

Um pouco mais afastada, a cerca de 125 km de Fortaleza, no município de Paraipaba, encontramos a praia de Lagoinha que é considerada um paraíso do litoral cearense!!! São 15 Km de extensão de uma larga faixa de areia fina e escura, lagoas de água doce, coqueiros e um mar lindo. Lá também tem um mirante que nos fornece uma vista de tirar o fôlego. Passeios também não faltam, de buggy, a cavalo ou quadriciclo pelas dunas, quando você pode descobrir várias pequenas lagoas escondidas. Uma delícia também para caminhar pelas margens.

Praia de Lagoinha

Praia de Lagoinha vista do mirante

A próxima praia que recomendamos é Morro Branco na cidade de Beberibe, que fica a cerca de 85 km de Fortaleza. Além da bela praia é muito conhecida pelas areias coloridas em suas falésias, onde é possível encontrar até 12 colorações diferentes, simplesmente incrível!! São paisagens de tirar o fôlego! O passeio pelo labirinto das falésias são guiados, mas podem também ser feitos de forma autônoma (que foi a forma que fizemos), visto que o caminho, tanto através da praia ou a partir do centrinho da vila, é bem sinalizado com placas. Pode ser feito também junto com o passeio de buggy que é bastante procurado. Já as praias, apesar de terem uma ótima estrutura de barracas, não são muito boas para banho pois são muito bravas e a faixa de areia “some” rápido com a maré. Mas de qualquer forma é apaixonante!!!

Falésias

Praia de Morro Branco

Há uma outra praia mundialmente conhecida e, que fica um pouco mais longe, cerca de 163 km de Fortaleza, é a linda Canoa Quebrada que é famosa por suas dunas e falésias avermelhadas. Também tem um ótima estrutura de barracas de praia. Um vilarejo muito fofo cheio de lojinhas, pousadas, bares e restaurantes pra lá de agradáveis…

Lá tem também o tradicional passeio de jangada que vale muito a pena. Não podiam faltar também os famosos passeios de buggy, com emoção ou sem emoção. Esse nós fizemos com emoção e tivemos mesmo muita emoção…kkk. O passeio é feito pelas dunas de areia e vai parando em pontos específicos como, um mirante e uma tirolesa muuuuito legal!!! Se puder, passe uns dias em Canoa Quebrada para sentir a energia maravilhosa desse lugar ou se não for possível fique na praia ao menos até o entardecer para ver o espetáculo que é o pôr-do-sol.

Praia de Canoa Quebrada

Tirolesa

Agora não podemos deixar de falar de Porto das Dunas é a praia onde está o Beach Park. Localizada a 25 km de Fortaleza, podemos dizer que em termos de paisagem e características do mar, não há diferença em relação à Praia do Futuro, porém sem as megabarracas, pois a praia serve basicamente aos hóspedes dos hotéis. A exceção é a própria barraca do Beach Park, colada ao parque aquático a qual fica num belo coqueiral e tem uma área vip patrocinada pela Chandon.

Porto das Dunas – Praia do Beach Park

Considerado o maior parque aquático da América Latina, o Beack Park é um passeio obrigatório para quem está na capital do Ceará, pois é muito mais do que um parque aquático, se compararmos aos que você encontra pelo Brasil. Além do parque em si, ainda há quatro resorts de categoria superior, lounges, restaurantes e um centro de eventos e convenções, localizado em 20 mil metros quadrados de área construída, em 13 quilômetros quadrados de estrutura em espaço. São 18 atrações temáticas que se dividem em toboáguas, piscinas e muito mais. Dentre diversas atrações, a mais procurada é o Insano considerado o maior toboágua do parque e um dos mais altos do mundo, com 41 metros de altura. Não é um lugar barato desde a entrada até as refeições, mas vale cada centavo. O ingresso pode ser comprado no site oficial do parque pela internet.

Beach Park

Insano

Em três das nossas idas à Fortaleza tivemos a oportunidade de nos hospedar em um dos resorts do parque. Sempre ficamos no Suites, apesar de ser o mais antigo dos quatro hotéis do Beach park, nós consideramos o mais completo em termos de entretenimento para a família inteira. O Beach Park é uma experiência incrível e inesquecível para toda a família.

Bom, essas são as praias que conhecemos nas proximidades de Fortaleza. ahhhh não podemos esquecer também da maravilhosa Jericoacoara, mas isso é assunto para uma outra matéria só dela, pois não podemos deixar de dar muitos detalhes desse paraíso.

Voltando para a capital, podemos dizer que nem só de belezas naturais vive Fortaleza. Para quem curti um programa cultural tem Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que é uma das melhores opções para ver uma exposição, assistir a um filme e, de quebra, curtir um barzinho no fim do dia.  Não podemos deixar de mencionar o Mercado Municipal que também super recomendamos a visita, pois tem muita coisa fresquinha, principalmente doces e castanhas e um lindo artesanato local.

Aliás, a vida noturna da capital é tão animada quanto a vida diurna. De segunda a segunda, Fortaleza tem atrativos para curtir a noite. Ahhh não deixem de assistir a um show de humoristas cearenses e dar muitas risadas. Outra opção muito bacana é o Piratas para dançar um forró, programa ideal para quem gosta de dançar.

Fortaleza, como já dissemos, é rica em gastronomia portanto tem muuuuitos restaurantes deliciosos, mas dentre os que mais gostamos, indicamos para vocês o Colher de Pau e o Coco Bambu, que são maravilhosos.

Nos despedimos com esse pôr do sol lindo, visto da Ponte dos Ingleses.

Bom gente é isso, essa é uma capital brasileira que amamos e recomendamos. Esperamos que tenham curtido e que possamos ter inspirado vocês a conhecem Fortaleza também.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são sobre capitais Brasileiras. Blogueiras:

Brasília, DF com a Manu do blog: manunomundo.com

Curitiba, PR, com a Aninha do Blog: aninhaporai.com.br



Booking.com

Escrito com carinho por
vivendoavida

8 Comentários

  1. Anapaula disse:

    Avelina e Vivian!
    Eu simplesmente adorei a matéria sobre Fortaleza!
    Me fez recordar a minha viagem para lá em 2014, que eu amei! Ficamos
    7 dias na cidade, não tive tempo de conhecer todos esses lugares, mas o que fizemos e conhecemos já valeu muito a pena.
    Com certeza essa matéria vai deixar os leitores com muita vontade de conhecer a capital do Ceará!
    Parabéns!

    • vivendoavida disse:

      Obrigada peça visita no nosso blog e pelo comentário tão motivador Aninha. Que bom que gostou, a gente fica muito feliz com os feedbacks para que possamos melhorar sempre..Obrigada Beijos

  2. Suzy Freitas disse:

    Sou suspeita para opinar, pois sou nordestina, mas o Nordeste é realmente maravilhoso! Já fiz duas vagens de carro de Salvador a Fortaleza, parando em várias cidades. As recomendações do post quanto à Fortaleza estão excelentes, mencionando todos os tipos de atração dessa cidade adorável! A leitura me fez recordar minhas viagens e matar um pouco de saudade! Agora, vou esperar o post de Jeri, que ainda não conheço! Um abraço.

    • vivendoavida disse:

      Obrigada Suzi pela visita e comentário. É muito importante para nós saber a opinião dos leitores para que possamos sempre melhorar e passar conteúdos de qualidade. Realmente o nordeste brasileiro é incrível! Vc é abençoada de morar nesse paraíso. Em breve faremos o post da maravilhosa praia de Jeri. Beijos

  3. Manu disse:

    Meninas, eu amei esse post é já anotei parte das indicações! Estou indo em Setembro para Fortaleza e depois vou contar tudo para vocês!! Muito obrigada pelo post cheio de detalhes!! Beijos e esperando o próximo post!!

    • vivendoavida disse:

      Manu linda, você vai amar cada pedacinho do nordeste brasileiro que vc ainda não conhece. Em breve teremos mais. Obrigada pela visita e pelo feedback que é muito importante para nós. Beijos

  4. Michele disse:

    Parabéns pela matéria ficou incrível, eu amei. Me fez relembrar minha viagem por Fortaleza e reviver muitos momentos. Grande beijo


Deixe sua opinião!