Paris, a famosa cidade luz

14/01/2018 | 0

Ah Paris é sempre Paris! A cidade mais visitada do mundo tem inúmeros predicados. Pode ter certeza de que não é a toa que carrega esta bagagem.

Parece até ter saído de um quadro ou de um filme de tão majestosas suas construções arquitetônicas e históricas.

Opera de Paris

Já estivemos duas vezes em Paris, ambas no verão, com os parques floridos, o sol brilhando e pessoas por todos os lados.

Onde  ficamos:

Da primeira vez ficamos hospedados no Opera um bairro mais residencial, próximo a Gallerie Laffayette, além de ser uma região bem servida de bares, restaurantes e comércios em geral.

Da segunda vez ficamos na Rue du Louvre, em uma região bem mais centralizada, fizemos mais coisas a pé e dependendo menos do metrô, entretanto uma região com mais trânsito e barulho.

Ruas e Pontes da Cidade

Transporte:

Aliás o metrô em Paris é excelente, funciona perfeitamente bem e não vejo melhor jeito de se locomover pela cidade senão utilizando ele. Uma dica: Preste atenção que nos trens mais antigos a porta não abre automaticamente quando pára nas estações. É preciso que você acione a alavanca. Nem preciso dizer que passamos alguns micos até perceber isso né… hahaha

Estação de Metro

Também super aconselho os trens suburbanos, seja para ir a Disney de Paris ou Versalhes, são bem sinalizados e rapidamente você se locomove em longas distâncias.

Utilizamos também a Eurostar para nos locomover de Londres a Paris na primeira vez em que estivemos lá! Nossa impressão sobre os trens europeus são as melhores possíveis. Eles são super pontuais, as estações são confortáveis, tanto St. Pancras em Londres como Gare du Nord e Gare du Lion em Paris., tem internet de graça por todo lado. Não há controle de peso sobre as bagagens e o acesso ao trem é bem rápido. Não há toda aquela burocracia e demora dos aeroportos. Super recomendo!

Passeios:

Montmartre – Sem dúvida um dos mais charmosos bairros da “cidade luz”, talvez pela sua localização na parte alta da cidade de onde se tem uma vista única de toda a Paris ou talvez pelo charme das suas vielas bucólicas, sua atmosfera boêmia e seus artesanatos. A estação de metro que melhor dá acesso a Montmartre é Abbesses, dirija-se até o ponto do Funiculare, para subir a escadaria de mini trenzinho, ou encare as escadas já apreciando a linda vista que te aguarda.

Sacre Coeur

Uma vez lá, na frente da “Sacre Coeur”, a famosa igreja branca, sente-se na sua escadaria e simplesmente aprecie Paris a seus pés… é sensacional!

Após apreciar o que Montmartre te oferece de melhor, entre na Igreja mas não espere muito, ela é muito mais bonita por fora do que por dentro.

Depois é a hora de se perder pelas vielas do bairro, cheio de lojinhas de souvenirs, artesanatos, músicos de rua, bares e restaurantes charmosos, flores e artistas de rua. Não deixe de ir na Place du Tertre e se tiver tempo visite o Musée de Montmartre.

Tente ficar até o final de tarde para apreciar o pôr do sol mais fantástico e inesquecível de Paris, da escadaria da Igreja.

Vista da escadaria de Sacre Coeur

Por fim, na volta se ainda tiver pique, de um pulinho até o famoso cabaré Moulin Rouge que fica bem próximo dali, mas já na parte baixa do bairro. Ah e uma última dica: se tiver interesse em assistir algum show por lá, compre antecipadamente.

Museu du Louvre – Gente vou confessar que a primeira vez que fomos a Paris, não estivemos no Louvre, acreditam? Mas calma, deixa eu explicar, rsss. Estávamos com criança pequena e sabíamos que o museu era muito grande e que, talvez fosse meio exaustivo para ela e consequentemente para nós.

Vista externa do Louvre

Enfim na segunda vez em Paris, neste ano, separamos um dia só para o Louvre, e ele merece, e como merece! Compramos os tickets na hora com uma pequena fila, aconselho já logo pegar um mapa para se localizar pois o lugar é giganteeee! Uma vez definido o que visitar primeiro pegue o audio guide que ajuda a entender melhor as obras. Eu recomendo muito as primeiras civilizações da humanidade, também a Grécia e Roma antiga que tem acervos riquíssimos, ah e a Monalisa, uma obra relativamente de tamanho pequeno mas está sempre cheia de gente no seu entorno. O Louvre leva o título de um dos maiores museus do mundo não é à toa! Ah uma dica: os restaurantes e cafés internos sempre muito cheios, aconselho a sair e comer em algum restaurante no entorno.

Uma das milhares de salas do Louvre

Torre Eiffel – Este sim, o mais desejado ícone parisiense, não tem como ir a Paris e não subir na torre, mas para isso garanta os seus ingressos com pelo menos 3 a 4 meses de antecedência através do site www.toureiffel.com e já escolha o horário, se for verão sugiro comprar por volta das 22hrs para ver as luzes da torre se acendendo com você lá em cima. Vivemos isso a primeira vez que lá estivemos. Foi incrível!

Torre Eilffel a noite

Já na segunda vez, mesmo comprando os tickets com 3 meses de antecedência só conseguimos tickets por volta das 16hs, hora em que o sol está a pino no verão europeu. Confesso que é um pouco desconfortável pois lá dentro sempre há muitas filas para ter acesso aos diferentes andares da torre.

Vista do entorno da Torre Eiffel

Enfim, seja um horário ou outro, a experiência é maravilhosa, e mesmo eu tendo medo de altura, não conseguia parar de apreciar a vista.

Vista do meio da Torre

Atrás da torre há o Champ de Mars, uma grande área verde propícia para descanso e piquenique numa tarde típica parisiense. Aliás o piquenique é um grande e delicioso programa francês.

Champ de Mars

Sempre íamos aos mercados da cidade, comprávamos deliciosos queijos, croissants e os vinhos imperdíveis a, pasmem, 6 a 7 Euros! Te garanto que melhor programa não há! Você se sentirá como um verdadeiro parisiense.

Apenas uma observação sobre os croissants e os pains au chocolat parisienses, compre e coma até enjoar, se é que é possível enjoar, você vai sentir saudades…

Na frente da torre há os Jardins du Trocadero, que fomos assim que saímos da torre para tirar magníficas fotos. Te garanto os melhores ângulos de fotos são tirados dali.

Jardins du Trocadero do alto da Torre

Trocadero, vista linda da Torre

Passeios de turismo pela cidade  O primeiro que indicaremos aqui é o passeio de barco pela cidade no rio Sena, também conhecido como Bateau-mouche, se for a primeira vez que for a Paris, faça! É delicioso ver a cidade de dentro de um barco especialmente apreciando as incríveis e históricas pontes e prédios da cidade. Aqui ficamos especialmente encantados com a Pont Alexandre III e sua riqueza de detalhes arquitetônicos.

Passeio Bateau Mouche

Parisienses curtindo o seu verão … hahaha

Também aconselhamos o passeio no ônibus vermelho principalmente se for feito nos primeiros dias da sua viagem para se ter uma ampla visão da cidade.

Conhecer Paris a pé também é delicioso. Se perder pelas margens do Sena, passando pela Pont Alexandre III, passando por Petit Palais e Grand Palais, atravesse pela outra margem do Sena e vá caminhando até o Musee d`Orsay, é pequeno e tem boas obras. Vale a visita.

Pont Alexandre III – maravilhosa!

Roteiros a pé “must be done” :

Visitando o Arco do Triunfo, compramos os tickets na hora, tem sempre uma pequena fila, no subsolo do monumento e encaramos a escadaria, dali saem dez avenidas em formato de estrela. A vista da cidade é maravilhosa. Tire muitas fotos pois é lindo mesmo!

Arco do Triunfo

Vista do alto do Arco do Triunfo

Inicio de noite na cidade luz vista do alto do Arco do Triunfo

Descemos e logo fomos conhecer a tão famosa Champs Elysées, vá caminhando sem pressa por entre as lojas, muitas marcas famosas, o vai e vem das pessoas e os muitos carrões. Uma paradinha para apreciar a escadaria da loja da Swarovski e na loja da Sephora para umas comprinhas não será demais… hahaha

A mundialmente famosa Av Champs Elysees

Terminando a Champs Elysées já nos deparamos com a Place de La Concorde, segunda maior praça da cidade e portão de entrada para os Jardins das Tuleries, tenho certeza de que nesse momento você já estará encantado com a riqueza arquitetônica de Paris. Neste parque há praticamente um museu a céu aberto com várias esculturas e um jardim encantador. No verão também há um mini parque de diversão para os kids.

Fomos caminhando até o Carrousel Arc de Triomph que já é a entrada para a Piramide du Louvre. Mais uma parte imperdível para as fotos, de um lado um lindo parque do outro o icônico Louvre.

Piramide du Louvre

Acho que passamos um dia todo só nesse trecho, também é válido fazer o contrário, do Louvre para o Arco do Triunfo! Será um dia encantador!

Como da primeira vez que estivermos em Paris não tivemos tempo de ir na Catedral de Notre Dame, da segunda vez, virou prioridade, ela é simplesmente maravilhosa, tanto por dentro e como por fora. Nós ficamos extasiados com a arquitetura gótica da igreja. Aconselhamos sim a ficar na fila te garanto que vale muito a pena.

Catedral de Notre Dame

Vista interna da Catedral

Dali partimos a pé no sentido Universidade Paris-Sorbonne, passando por ela e rumo aos Jardins du Luxemburgo, que foi outra área verde da cidade que superou nossas expectativas.

Jardins du Luxemburg

Os Jardins du Luxemburg são sem a mínima dúvida a área verde mais bonita do centro de Paris, perfeita na forma, tamanho, aconchego e arquitetura. Tão florida e tão perfeita! Ficaríamos horas por ali apreciando cada espacinho daquele lugar encantador. Há muitas cadeiras e bancos espalhados por todo o parque. Aconselhamos a passar uma boa parte de uma tarde lá.

Um último roteiro que também fizemos a pé foi partindo do Louvre, atravessamos a Pont des Arts, antiga ponte cheia de cadeados de amor, quem se lembra desta história? Cada casal que vinha a cidade costumava colocar um cadeado na ponte como símbolo de selar o amor, entretanto o peso dos cadeados foi comprometendo a estrutura da ponte e os mesmos tiveram que ser retirados… uma pena né! Mas acredita que você ainda vê alguns por lá? rsss

Pont des Arts

Vista da Pont des Arts

Institut de France

E caminhando rumo a um dos bairros mais gostosos da cidade, o Saint-German-des-Pres, todo charmoso e descolado, com lojas da moda e restaurantes no melhor estilo parisiense. É lá também que está a famosa Confeitaria Pierre Hermé e também os melhores macarons da cidade na Ladurée. Uma dica: Ali mesmo do ladinho, na Rue du Four com a Rue Bonaparte tem uma farmácia chamada Citypharma, chegue cedo, não se assuste com as filas e com a lotação mas te garanto que você não vai encontrar em local nenhum preços tão baratos para dermocosmeticos de tanta qualidade!! Compramos pois os preços são imbatíveis ah e não se esqueça de pedir o tax-free. Gente, confesso que nós quase enlouquecemos nessa farmácia! hahaha

Igreja Saint Sulpice em Saint German des Pres

Passeie pelas lojas do entorno e depois escolha um restaurante qualquer para pedir um verre de vin, acompanhado de croissants com manteiga, pois a manteiga de Paris tem outro sabor, tenha certeza disso!

Outra região da cidade que possui muitas lojas é o entorno da Galerie Lafayette, há muitas lojas de departamentos, restaurantes, bares e agito. A própria Galeria vale a visita pelos seus vitrais decorados, arquitetura clássica e inúmeras marcas e produtos a venda.

Nossa gente, ufa! Acho que já demos um bom panorama do que fazer na cidade!

Não deixe de ler as nossas dicas do nosso passeio a Disney de Paris clicando aqui!