Cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros-Parte I

05/10/2022 | 0

Vou compartilhar com vocês a minha experiência na Chapada dos Veadeiros, um lugar cheiro de natureza, com várias cachoeiras, coisa que nós amamos muito. Primeiramente vou falar como chegar lá. Saímos de São Paulo e voamos até Brasília, cerca de 2 horas de viagem. Chegando no aeroporto, pegamos o carro que já tínhamos reservado e partimos para nossa primeira parada, que foi a cidade de Cavalcante, cerca de 2 horas dirigindo. Uma dica bem importante: não precisa de carro 4 x 4 se forem fazer um roteiro parecido.

Chegamos em Cavalcante à noite e ficamos hospedados na Pousada Varanda da Serra, e minha primeira surpresa foi o céu, fiquei emocionada porque eu nunca tinha visto um céu tão estrelado, deu até vontade de dormir da rede só para ficar admirando, mas a noite lá é bem fria.  Cavalcante ainda é uma cidade pouco explorada, acredito que por ser uma das cidades mais distante de Brasília, porém ela oferece os atrativos mais exclusivos, as águas mais bonitas, os lugares mais intocados, tudo isso acompanha trilhas mais “roots”, menos infraestrutura, mais aventura e adrenalina! Aqui você realmente precisa gostar de fazer trilha, e gostar desse contato intenso com a natureza, e foi por esses motivos que escolhemos ir para lá.

Cavalcante é uma cidade pequena, não tem Banco, possui apenas um posto de gasolina, que fica em frente a praça principal, e em volta dela você encontra algumas opções de restaurantes e pousadas. Foram 3 dias de passeio em Cavalcante, 1º Complexo do Canjica, 2º Complexo do Prata e 3º Cachoeira Santa Bárbara.

Importante dizer que nós recomendamos fazer todos os passeios para as cachoeiras com guia, nós formamos um grupo de 5 pessoas e pudemos dividir os custos, sem contar que é super legal conhecer pessoas novas! Os custos de guia podem variar, depende do passeio, da quantidade de pessoas no grupo e do guia também. Nós fizemos o Complexo do Canjica e Águas lindas e Complexo do Prata com um guia, Cachoeira Santa Bárbara com outro guia que tinha câmera GoPro.

Complexo do Canjica e Águas Lindas

Nosso primeiro dia de passeio foi para o Complexo do Canjica e Águas Lindas, o mais longe de todos, que fica na divisa de Goiás com Tocantins. Partimos de Cavalcante, cerca de 80km, contando com um longo trecho de terra, aqui o carro alto foi essencial pois haviam vários desníveis complicados no caminho.

O local possui estacionamento e na entrada é cobrada uma taxa de R$50 por pessoa, também é obrigatório estar acompanhado de um guia credenciado. Por curiosidade o dono da propriedade resolveu abrir para o público no ano de 2019, então o atrativo é super recente, e pouquíssimo explorado. A trilha nível moderado de dificuldade, tem cerca de 10km (ida e volta), no percurso você passa primeiro pelas Águas Lindas, que é um encanto de lugar, super preservado, água transparente, cheia de peixinhos, é a coisa mais linda que faz jus ao nome do local. Ficamos nadando lá por um tempo e depois seguimos a trilha, passando por várias piscinas naturais.

Em um determinado trecho, a trilha segue no meio de um Cânion, foi bem legal, mas o melhor estava por vir… conhecida como Cachoeira da Borda Infinita, é o Cânion das Águas Lindas com uma paisagem exuberante!! Também ficamos lá apreciando a beleza por bastante tempo, e for fim seguimos para a cachoeira do canjica, que também é maravilhosa. Lá conseguimos tomar uma “chuveirada” embaixo dela e foi uma delícia (banho de cachoeira lava o corpo e a alma né). A volta foi puxada, já estávamos cansados, e como eu disse a trilha é nível moderado, muitas subidas e descidas, partes que atravessamos pisando na água e nos equilibrando em pedras, enfim exige bastante esforço físico, mas vale a pena e eu voltaria com certeza!

AtrativoOnde ficar?GuiaValorForma de pgtoEstacionamentoPercursoNível
Complexo do Canjica e Águas LindasCavalcante:
Pousada Varanda da Serra
ObrigatórioR$50DinheiroGratuito10 kmModerado
Águas Lindas
Cachoeira do Canjica
Cachoeira da Borda Infinita

Complexo do Prata

Nosso segundo dia de passeio foi no Complexo do Prata, um pouco mais perto de Cavalcante, cerca de 60km. O complexo do Prata é enorme e possui muitas cachoeiras, então não foi possível conhecer todas, mas conhecemos as principais. O local também possui estacionamento, e na entrada é cobrada uma taxa de R$90 por pessoa, (R$50 na primeira porteira e R$40 na segunda) e também é obrigatório estar acompanhado de um guia credenciado. Primeiro passamos pela Cachoeira do Pratinha, linda e com várias pequenas quedas d’águas. Depois, seguimos para a Cachoeira Rei do Prata. Gente, quando avistei de cima pensei: “Uau, que majestosa”!!! Não tinha ninguém, era uma cachoeira só nossa!

As cachoeiras de Cavalcante são mais vazias mesmo, e eu particularmente prefiro. A Cachoeira Rei do Prata é uma das cachoeiras mais bonitas que já vi, a água é bem gelada, e o é chão lotado de pedras, então seria legal levar aquela sapatilha aquática se você tem os pés mais sensíveis. Depois seguimos para Cachoeira Rainha do Prata, mas essa vimos apenas de cima, pois é bem trabalhosa a descida até ela e o grupo preferiu seguir a trilha. Fomos então para a Cachoeira Três Marias onde pulei numa altura de quase 5 metros, foi bem divertido!! Por último, conhecemos o Vale de Marte. O total do percurso é de 14km com nível fácil de dificuldade, pois é uma reta só praticamente, porém atenção pois a trilha é aberta, com muita exposição ao sol, importante levar um chapéu para se proteger e passar protetor solar.

Resumo_ 😉

AtrativoOnde ficar?GuiaValor de EntradaForma de PagamentoEstacionamentoPercursoNível
Complexo do PrataCavalcante: Pousada Varanda da SerraObrigatórioR$90DinheiroGratuito14kmFácil
Cachoeira Rainha do Prata
Cachoeira Rei do Prata
Cachoeira Rei do Prata – Vista de trás

Cachoeira Santa Barbara

Precisávamos conhecer a Santa Barbara, ouvíamos falar dela como uma das Cachoeiras mais bonitas da Chapada, e é mesmo, mas também por ser bem conhecida é bem mais cheia. Diferente das experiências anteriores, o local possui bastante infraestrutura, estacionamento, sanitários, uma recepção com atendentes, comunicação visual com valores, guias disponíveis, rede de wifi e maquininha de cartão de crédito. E ainda se você preferir comprar o ingresso antes, existe um site de vendas. Aliás, é obrigatória a contratação de um guia Kalunga, o valor é R$200 e o grupo pode ser de até 6 pessoas.

Foi o nosso terceiro e último passeio foi a Cachoeira Santa Barbara que fica mais perto ainda de Cavalcante, cerca de 35km de estrada, dentro de uma comunidade Kalunga. O valor de entrada neste atrativo é R$55 porém o local oferece outros atrativos também (Capivara e Candarú) o pacote para as três é R$132. Após estacionar o carro, pegamos um transporte até a cachoeira, o pau de arara, que custa R$10 para ir e mais R$10 para voltar, e a trilha fica super leve, são somente 2km. Primeiro passamos pela Santa Barbarazinha e depois na Santa Barbara.

Eu nunca tinha visto uma água tão cristalina, e isso graças a quantidade de calcário. Além das lindas borboletas azuis voando em torno. Foi lindo! Procure estar lá entre 11h e 12h, pois é o horário de sol. Precisamos contar também que o tempo de permanência é limitado por conta da quantidade de turistas que o local recebe, então aproveite cada segundo, lá é perfeito para tirar fotos mas não se prenda a isso o tempo todo, aproveite a beleza deste lugar!

Resumo_ 😉

Santa BárbaraCavalcante: Pousada Varanda da SerraObrigatório Guia KalungaR$55Cartão ou antecipado pelo siteGratuito2kmFácil
Santa Bárbara
Santa Barbarazinha

Continuaremos nossa expedição na Chapada dos Veadeiros, na matéria Parte II, que foi na cidade de Alto Paraíso, corre lá para pegar mais dicas incríveis!

Se gostou deste Post ou de outros e vai viajar, faça sua reserva de hotéis através desse link booking, ou você pode ainda adquirir um chip com internet ilimitada na easysim4u, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog a continuar dando muitas dicas de viagens e inspirando muito amantes de viagens!!!!