Cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros-Parte II

05/10/2022 | 0

Vamos continuar essa aventura incrível, que foram nossos 7 dias na Chapada dos Veadeiros. Se ainda não leram, a Matéria Parte I está cheia de dicas que vocês vão amar!

Depois de Cavalcante, nossa próxima parada foi a cidade de Alto do Paraíso, lá é onde geralmente a maioria dos turistas preferem ficar, pois a cidade possui uma excelente infraestrutura, diversos comércios, bancos, postos de gasolina, e várias lojinhas onde eu comprei diversas pedras maravilhosas, chaveiros e lembrancinhas para família. Alto do Paraíso também tem uma variedade enorme de restaurantes, com música ao vivo e aquele clima gostoso da Chapada. Ideal para quem prioriza conforto e praticidade. Ficamos hospedados na Pousada Casa de Shiva, e fizemos mais 2 dias de passeios por lá, iam ser 3, mas resolvemos descansar na pousada no último dia, já que a pousada é maravilhosa e estávamos bem cansados.

Como já dissemos antes, é importante repetir que nós recomendamos fazer todos os passeios com guia, No Parque Nacional, Vale da Lua e Cachoeira do Segredo tivemos o prazer de ir com a empresa Aram, com um dos melhores guias da Chapada, o Wilson. Além de toda cultura fornecida durante os passeios, eles também nos deram um lanchinho natural e orgânico super gostoso, água, suco e uma fruta! É muito mimo né? Foi incrível.

Cânions e Cachoeira das Cariocas

Fomos conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a entrada do parque fica em São Jorge, distante 36km de Alto do Paraíso. Logo ficamos surpresos ao chegar, pois é sem dúvidas o passeio com a melhor infraestrutura. Paramos no estacionamento que é privativo (R$15), passamos pela portaria onde você pode comprar o ingresso, mas nós já havíamos comprado antecipadamente no site. Os valores de entrada variam de R$4 até R$40. O parque possui um Centro de Atendimento ao Turista e logo no início você pode assistir um vídeo educacional com orientações e regras sobre o percurso. Vale dizer também que a trilha é totalmente sinalizada com placas. O guia não é obrigatório, mas sempre recomendamos.

Recepção: Quadros das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

Há quatro tipos de atrativos dentro do parque:

1. Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras
  2. Trilha dos Cânions e Cariocas
  3. Trilha da Seriema
  4. Travessia das Sete Quedas

Nossa escolha foi a Trilha dos Cânions e Cariocas. Percorremos um total de 12km por dentro do parque, e tivemos a oportunidade de conhecer com detalhes toda a história do local e a maravilhosa diversidade do Cerrado, e é justamente esse o diferencial de fazer o passeio com guia, eles nos proporcionam uma experiência rica em informações e vivências únicas. Fomos com o Wilson, ele nos explicou toda a história do parque, que foi criado em 1961. O parque abriga espécies e formações vegetais únicas, nascentes e cursos d’água, além das áreas de antigos garimpos.

Nossa primeira parada foi Cânion II localizado há 6km da entrada do parque, com uma vista espetacular, pudemos registrar algumas fotos em cima do Cânion e depois descemos para mergulhar. O guia nos levou no alto de uma pedra para saltarmos e foi a maior emoção!

Cânions II

Depois seguimos para a Cachoeira das Cariocas, e lá pudemos desfrutar de mais uma das belezas do parque, com diversas quedas d’água, e novamente o guia nos proporcionou uma experiência diferente, nos levou em uma das quedas d’água e nos colocou deitados de barriga para baixo com a água caindo nas nossas costas. Nesse momento eu agradeci demais por estar vivendo aquilo, com um largo sorriso nem acreditava o quanto que eu estava feliz. A paisagem é exuberante, é um local bem amplo também com bastante espaço para nadar e tomar sol.

Cachoeira da Carioca

Resumo_ 😉

AtrativoOnde ficar?GuiaValor de EntradaForma de PagamentoEstacionamentoPercursoNível
Trilha dos Cânions e CariocasAlto do Paraíso: Pousada Casa de ShivaOpcionalDe R$4 a R$30Cartão, dinheiro ou antecipado pelo siteR$1512kmModerado

Alguns registros da biodiversidade dentro do Parque

biodiversidade….
Flor de Pequi
Chuveirinho
Mimosa

Vale da Lua

Conhecer o Vale da Lua é parada obrigatória, pois é o passeio mais tranquilo de todos e também o mais visitado. Localizado a 9km de São Jorge e a 35km de Alto do Paraíso, seguimos por uma estrada de terra até o estacionamento e então percorremos apenas 1.200m de trilha. O valor da entrada é de R$40 pago na portaria em dinheiro. O guia não é obrigatório.

A paisagem é encantadora, observamos as pedras lapidadas das pelas águas do Rio São Miguel que formam o Vale da Lua, diversas corredeiras e caldeirões possibilitam um mergulho bem gostoso, mas já aviso que a água é bem gelada rsrsrs

Paramos na famosa Pedra do Útero, onde os turistas sempre registram uma foto, sem o guia não conseguiríamos achar essa pedra, ele também nos ajudou com o acesso. Nos divertimos muito, foi uma experiência diferente de todas. Visitamos o Vale da Lua de manhã e depois fomos para Cachoeira do Segredo, é bem comum fazer esses dois passeios no mesmo dia.

Vale da Lua

Resumo_ 😉

Vale da LuaAlto do Paraíso: Pousada Casa de ShivaOpcionalR$40DinheiroGratuito1.200mFácil

Cachoeira do Segredo

A Cachoeira do Segredo é com certeza uma das mais lindas da Chapada dos Veadeiros, ela fica localizada há cerca de 11km da vila de São Jorge, depois seguimos mais um longo trecho de estrada de terra. Como fomos no período de seca, paramos no estacionamento mais próximo da trilha, onde fica a portaria para comprar o ingresso, que custou R$45, mas também existe a possibilidade de comprar com antecedência através de alguma agência de turismo. Ao total foram 9km de trilha, com paisagens espetaculares. A trilha é bem sinalizada, quase todo percurso com sombra das árvores, ou seja, sem muita exposição ao sol. Durante o caminho encontramos algumas paradas para banho, e depois chegamos na maravilhosa cachoeira do Segredo, uma queda com mais de 100 metros, é a maior queda d´agua e como ela fica entre duas montanhas é muito raro bater sol, por isso já sabe né? Água bem gelada. Lembre-se de levar toalha para se secar.

Resumo_ 😉

Cachoeira do SegredoAlto do Paraíso: Pousada Casa de ShivaOpcionalR$45DinheiroGratuito9kmModerado

Bom gente, essa foi nossa experiência, esperamos que possa ser muito útil para vocês! Fomos no mês de maio, início do período de seca, e acreditamos ter acertado em cheio, pois é uma época que as cachoeiras ainda estão cheias, e também não há previsão de chuvas. A chapada é um lugar com muita energia boa, uma viagem no Brasil que ficou marcada na nossa memória.

Fiquem ligados que em breve vamos contar detalhes das pousadas que ficamos e dicas dos restaurantes deliciosos que conhecemos 😉

Se gostou deste Post ou de outros e vai viajar, faça sua reserva de hotéis através desse link booking, ou você pode ainda adquirir um chip com internet ilimitada na easysim4u, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso blog a continuar dando muitas dicas de viagens e inspirando muito amantes de viagens!!!!